Dia perfeito.Dia imperfeito - .

03 maio 2020

Dia perfeito.Dia imperfeito

~

Hoje, neste dia em que se celebra ser mãe, nunca consigo ser completamente feliz... Não tenho a mania que sou boazinha, mas talvez por estar tão grata pelos meus dois filhos,depois de duas gravidezes que não correram bem (não é para terem pena de mim que o digo, mas para saberem que não há vidas perfeitas), nunca consigo festejar este dia sem lágrimas nos olhos. 
para além disso, na minha cabeça e no meu coração vivem demasiadas histórias reais de mulheres que não conseguem/ conseguiram ser mães, de mães que viram partir o seu Amor maior, de mães que estão hoje em lares e não percebem a razão dos seus filhos não as visitarem, da Ana que não vê (será que vê?) os seus meninos cresceram, da Fernanda... 
A Fernanda foi da minha turma no 12º ano, vinha de Pombal para Leiria todos os dias, era doce, esguia, de porte elegante e tinha uns meigos olhos. Eu nunca mais tinha sabido dela, mas recordava-a bem e soube a história dela num encontro com amigas do Liceu. Contaram-me que a Fernanda estava grávida do segundo filho quando descobriam que tinha, para além de um bebé a crescer, um estúpido de um tumor cerebral. A Fernanda escolheu o filho que ainda tinha dentro de si. Disse não à operação e à quimioterapia e, após dar a vida, ficou sem a sua. 

Fernanda. Ana. Dulce. Martine. Cristina. Esmeralda e tantos mais nomes que tenho na ideia, mas que não quero expor aqui... Fingimos que não aconteceu, nada dizemos, puxamos as conversas para o outro lado e seguimos em frente procurando esquecer. 
Neste dia, nunca o consigo fazer. E, também por isso, não sou de grandes presentes ou de manifestações no Dia da Mãe (os meus filhos deram-me o que mais gosto de receber- textos escritos por eles e o meu direito a escolher a música que hoje se ouve cá em casa).  

Na televisão, no Facebook, no Instagram tudo parece hoje um dia repleto de amor e ternura. Para mim, que sou uma mulher cheia de sorte, nunca conseguirei que seja mais do que agridoce. 


Foto-flores da florista ao lado de casa.

5 comentários:

  1. Olá Sofia! Eu também não consigo deixar passar este dia, sem chorar (aliás eu sou um pessoa de lágrima sempre a espreitar), as minhas duas gravidezes não foram perfeitas e a seguir a elas, despoletaram em mim um conjunto de situações de saúde algo complicadas, com as quais ainda ando a aprender a lidar!

    Mas pronto, o ser mãe é isto! Eu não acredito nas coisas perfeitas!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia...eu sou aquela que está ansiosa por ir a Ourém abraçar o pai e a irmã...mas falta-me a minha mãe. Tenho infinitas saudades da minha mãe e desde há 5 anos que nada foi igual. Este dia é também agridoce para mim. Valeu-me o abraço apertado dos meus filhos e os seus mimos. Simplesmente isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grande presente esse abraço dos teus filhos...

      Espero que vás rapidamente a Ourém.
      beijinhos meus

      Eliminar
  3. Gosto tanto de a ler!!
    Há anos que leio...nunca comentei...até hoje…
    È aquele dia agridoce também para mim…...por uma primeira gravidez que terminou de forma abrupta..mas que depois se seguiram o meu maior tesouro, os dois rapazolas cá de casa...e por tantas mães que não vêm os seus meninos crescer. A Ana que não conheci, mas que conheço bem o pai dela, por motivos profissionais… e que não mais sorriu da mesma forma…porque quando falava da Ana sorria até ás orelhas!!!
    Um grande beijinho para si!!...e fique por aí...cuidem-se!!

    ResponderEliminar