Eleições autárquicas #1 - .

05 outubro 2021

Eleições autárquicas #1



Se há uns anos eu tivesse dito sim ao convite que, agora, aceitei, a minha mãe certamente não concordaria.

- Ó filha, tu tens um emprego a que tanto te dedicas, para que queres mais afazeres? E as reuniões à noite? Sabes, o que é preciso é o cesto da roupa suja vazio e uma sopa para aconchegar à mesa.
Mas a minha mãe, quase nos oitenta e dois anos, mudou. Atrever-me-ia até a dizer que, mesmo com a sua teimosia que me faz muitas vezes respirar fundo e contar até dez antes de lhe responder, ela, que tem sempre uma opinião para tudo, vai alterando a sua maneira de ver o mundo e tem hoje, mesmo sem quase sair da aldeia, horizontes mais abertos do que muitos que percorrem milhares de quilómetros.
E toda esta conversa para quê?
Para dizer que, quando disse à minha mãe que aceitei o convite para integrar a Lista do PS à Assembleia Municipal de Leiria, mesmo sem lhe ter pedido autorização, a minha mãe deu-ma.
- Fazes bem, filha! São precisas mais mulheres na política. Alguém tem de ir, e não pode ser só dizer mal…
Pois não, mãe. Não pode só dizer mal (e nem ela sabe o que se escreve no Facebook). É que, mesmo que nos digam que é preciso aprender a dizer não, temos também de saber dizer sim quando acreditamos nos projetos, nas pessoas que os integram e/ou lideram, quando sabemos que nos vamos dedicar e que, por mais ínfima que possa ser a diferença que faremos, nos vamos empenhar e esforçar pela terra que amamos.
Dou os
parabéns
a todos os que se candidatam nestas eleições autárquicas, aos que se levantam do sofá para pensar aldeias, vilas e cidades, para tentar melhorar a vida a quem nelas mora, aos que não ligam aos que dizem "eles só querem é tacho" e se apresentam nestas eleições.
Se acho que é tudo perfeito na política? Claro que sei que não é, mas confio em quem de mim se lembrou-Anabela Graça, Gonçalo Lopes, Leonel Santos, Luis Prata e Vitor Santos -a quem disse sim sem hesitações e sobre quem, mesmo eu não tendo perguntado, a minha mãe deu a sua opinião "olha, eu gosto deles, são pessoas de valor".

Sem comentários:

Enviar um comentário