Luz de presença - .

18 março 2020

Luz de presença





Ao espelho-18/3/2020

Não tenho paciência para quem só diz mal, para quem só vê escuridão nem que haja um ténue raio de luz, para quem só é azedume por mais açúcar que lhe entre na boca.
Não tenho paciência e afasto-me, sem receio algum, de pessoas assim.

Estou, como a maioria de vocês, em casa. E sinto-me grata.
Claro que também estou apreensiva, durmo mal, sinto-me num episódio de Black Mirror e tenho os meus medos.
Queria muito que o Luís estivesse aqui e estou muito triste por o saber longe...
Mas ele e a nossa família precisam que eu dê luta. E eu preciso de não Me esquecer. Levanto-me de manhã, tomo um banho quente, besunto-me de creme perfumado, arregaço as mangas e faço-me à vida.
Mantenho-me em contacto com os meus alunos, peço à minha mãe que faça sopa todos os dias (não existe exploração de trabalho sénior, pois não?), aprendo a jogar ping-pong, corto o cabelo à minha mãe, leio poesia, bebo café da avó, mando mensagens a quem gosto e fujo de quem não consegue sentir gratidão nem por ter quem o ame, nem por ter comida na mesa e nem por ter o que de mais valioso existe- saúde.

São tempos difíceis, mas são cada vez mais tempos para dizer adeus a quem só nos afasta da luz

3 comentários:

  1. "E eu preciso de não me esquecer"!
    É isso Sofia, manter a chama acesa. Os olhos não mentem.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Tão verdade... revejo-me em cada palavra (tirando na parte de pedir para fazer sopa todos os dias à minha mãe :) ). Ainda hoje partilhei uns vídeos de ginástica online com uns amigos (há imensos ginásios que o estão a fazer gratuitamente nas suas páginas de FB) e um dizia-me que embora tenha gostado muito, não o iria fazer porque não tinha espaço na sala para fazer em conjunto com a mulher. Confesso que me irritam este tipo de "pequenices" e que me irrita o facto da maior parte das pessoas ver o copo meio vazio quando o podiam ver meio cheio. Senão dá para os dois ao mesmo tempo, que faça um de cada vez ou que fique cada um numa divisão diferente da casa (problem solved)! Irritam-me essas pequenices... escuridões como lhes chamaste indiretamente. Haja luz! Há que ver o copo meio cheio e com a colaboração de todos, tudo isto passará em breve.
    Beijinhos, Anouk
    Tropa do Batom

    ResponderEliminar
  3. Beijinho doce e luminoso Sofia! Continua a imprimir serenidade e beleza às nossas vidas.
    Abraço-te
    A

    ResponderEliminar