O nosso corpo de cor e salteado... - .

07 outubro 2019

O nosso corpo de cor e salteado...


Tenho conversado com amigas próximas sobre esta coisa de estarmos sempre a ver defeitos em nós próprias. Cansamo-nos a apontar gordurinhas que sobram, manchas, pelos...A maioria de nós sabe o  corpo de cor e salteado quando é necessário apontar imperfeições!  
Ora bem, se há algo que a vida me trouxe foi, de alguma forma, uma aceitação da mulher que sou no que diz respeito a questões físicas. Não quer isso dizer que tenha desistido de mim, pelo contrário. Gosto de cuidar do meu corpo, da minha pele hidratada e perfumada, de me alimentar saudavelmente (com alguns deslizes como convém), mas sei que o passar do tempo deixou marcas, que a minha barriguinha nunca vai ser lisa, que o meu cabelo nunca será como o dos anúncios a champô e...surpresa-  não faz mal! 

Já escrevi muito sobre isto da aceitação, mas voltei hoje  ao tema porque vi esta  foto que o Miguel me tirou na sexta-feira e não senti vontade de mudar nada. Pensarão, talvez, que é imodéstia e atrevimento, mas não. 

O que sinto hoje, aos quarenta e nove anos, é uma serenidade que me faz assumir tal como sou e, se hoje escrevo sobre isso, é porque durante muitos anos fui a minha melhor crítica e  quero aqui afirmar que, sinceramente, tal não me valeu de nada porque os anos que passei a apontar-me defeitos só me fizeram sentir insegura e triste. 

Acho que o clique aconteceu mesmo quando perdi a minha amiga Ana, uma mulher fantástica, na altura com quarenta anos, que partiu tragicamente (escrevi sobre ela aqui). A partir daí, foi mais fácil não me desaprovar (punir?) por algo que não faz sentido. Ao invés disso, sei agora o meu corpo de cor, mas procuro agradecer.
A Ana partiu jovem. Eu, se tiver sorte, quero é viver até ficar (im)perfeitamente cheia de  rugas perfeitas e cabelos brancos. 




1 comentário:

  1. No último período (do texto) está a expressão justa que define os sinais exteriores da felicidade.
    "O nosso corpo de cor e salteado" pode encarar-se numa abordagem feliz salteado de cor.
    Beijo, SF.

    ResponderEliminar