Lituânia no meu mapa! - .

07 fevereiro 2022

Lituânia no meu mapa!




Já Saramago nos dizia que os filhos são um empréstimo e eu sei disso muito bem. Contudo, independentemente da idade que eles têm, quando a distância física entre nós aumenta, o meu coração não consegue deixar de se encolher.

Há uma semana que o Gonçalo está na Lituânia em Erasmus- é o caminho dele, bem sei, mas aqueles primeiros dias fizeram tremer o pai e a mãe. Todavia, sempre fomos os pais que dissemos "vai" e apoiamos agora como incentivámos os primeiros passos, a ida para a escola, para um acampamento de escuteiros, para um intercâmbio...

Posto a foto do Gonçalo com uns três aninhos, porque foi a imagem que me apareceu muitas vezes nestes dias. Foi numa ida a Lisboa, `à Casa Inacabada do pavilhão do Conhecimento,  (fui ver e ainda existe, cliquem aqui se tiverem interesse) e o Gonçalo quando chegou estava um bocadinho assustado, cauteloso, mas cheio de vontade de ir.  "Vai, Gonçalo!"- dissemos-lhe. E ele foi.

Passaram 18 anos. Ele já não posa para mim e eu já não estou à distância de um abraço. Sei que,  muito provavelmente ele já não me ouve como ouvia,  mas eu sou  aquela que, por mais que o coração aperte, dirá sempre:" Vai, meu amor!". 



7 comentários:

  1. Oooooohhhhhhh....coração do tamanho de uma ervilha. Vai correr tudo bem.

    ResponderEliminar
  2. Vai, meu filho!
    A separação é, porventura, um acto de amor maior.
    Beijo, Sofia.

    ResponderEliminar
  3. Ai Sofia! Tenho o meu mais velho a viver em Oeiras ( nada a ver com Lituânia, claro!), há duas semanas, a trabalhar e a "voar", é certo, mas pela primeira vez longe de mim ( fez a Faculdade em Coimbra e começou a trabalhar há um ano online). Como a compreendo! Mas ele achou que estava na hora de ir...e eu, por muito que me custe, tenho de aceitar, e até concordar, lá no fundo. Muito no fundo. Um beijinho para si ( e um para a minha nossa amiga em comum- Paula Barge- foi minha colega de Curso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ela falou-me na Ana🙂
      Que bom esta amizade em comum.

      Também a compreendo... Custa sempre, mas saber que estão a seguir o seu caminho é maravilhoso.
      Espero que um dia nos possamos conhecer pessoalmente.

      Um grande beijinho

      Eliminar
  4. Como a entendo! O meu foi (já há 10 anos) fazer intercambio no....Chile!

    ResponderEliminar