Sofia 5.1 - .

30 dezembro 2021

Sofia 5.1

Figueira da Foz, 20.12.2021


Hoje, o Luís, ao ver-me no jardim de carrapito, leggings pretas, uma camisola de capuz herdada do Miguel e uns chinelos que uso na rua, disse-me que me ia tirar uma foto e publicar nas redes sociais.  Ele não o fez, mas assegurei-lhe que não me importaria absolutamente nada.

- Sabes, Luís, eu sou muitas e também sou esta.

Apanhei-o de surpresa, aposto. Afinal, ele conhece-me há mais de trinta anos, sabe que sou vaidosa comigo, que  gosto de limpar e hidratar a pele, de dar uma corzinha ao rosto, de amaciar os lábios, de vestir uma roupa que me faça sentir bonita... Sou, é verdade, mas sou essa e sou outras. E gosto.

- É da idade, dirão.

Eu digo que sim, mas prefiro a expressão  "foi o tempo".

Foi o tempo que me permitiu ler livros, ver  tantas séries e  filmes, que me apresentou pessoas que não esqueço, que me pôs a pensar, que me fez crescer para além do meu metro e meio e da minha rua com pouco mais de dez casas...

E foi o tempo também que me fez ser esta- a que gosta de camisolas macias e sem logos, a que raramente esquece uma écharpe ou um cachecol porque pode arrefecer, a que pensa cada vez mais antes de comprar, a que procura estar atenta ao que se passa à volta.

Não nego que tentarei envelhecer da melhor maneira, mas informo também que penso que já descobri a fórmula para disfarçar rugas, manchas e demais imperfeições físicas- tentar ser melhor, dar mais de mim aos outros e iluminar-me com o que não se compra.

Se o caminho está feito? Ui, ainda agora começou! Por isso, amanhã, ao novo ano que aí vem só pedirei o preciosíssimo tempo.


( Bom 2022 a quem me lê e que, quando o faz, me oferece o seu valioso tempo.)





3 comentários:

  1. Não há dois pés iguais,
    nem num par de pés.
    Tal como os anos dobrados...
    Mas pés são pés e anos são anos.
    E o tempo(?) é variado.
    Não se mede em dias e meses,
    antes pelo que se faz e dá neles
    e, assim, serás o que és.
    Nem o ponto que pões a meio
    te fará diferente.
    Não te arrependas do que és.
    Um bom ano 2022!

    ResponderEliminar
  2. Bom ano novo!
    com tudo de bom, para si e para toda a família!

    ResponderEliminar