A minha sogra e eu - .

16 julho 2019

A minha sogra e eu

A minha sogra, que ainda hoje é uma mulher muito bonita, quando tinha a idade que eu tenho hoje


Facto 1-Dou-me muito bem com a minha sogra.

Facto 2- A boa relação com os sogros, ajuda ao sucesso de um casamento.

Às vezes,em conversa com as minhas amigas, costumo gracejar e digo que me dou muito bem com a minha sogra, porque tenho a vantagem de 180 quilómetros nos separarem.  Mas, rapidamente, costumo acrescentar que não é só isso e que sei que ambas sempre fizemos tudo para termos uma boa relação.
Se foi uma relação de amizade e afeição desde o início? Não. A verdade é que desconfio que deve ter custado um bocadinho à minha sogra, educada em colégio de freiras,  ter visto o seu menino embeiçado por uma menina de longe, cheia de vontades, de nariz empinado, que usava umas roupas demasiado modernas e que dizia o que pensava com a mania de que sabia muito. Sim, quando ela me conheceu, acredito que ela me deve ter estranhado. E muito.

Nem sempre foi fácil. A ela, que é muito mais conservadora do que eu, dever ter custado as minhas viagens (deixando o Luís a tomar conta dos filhos), o eu ser mandona (que sei que sou), as minhas opiniões. A mim, durante algum tempo,  também me custou parecer que ela não valorizava o meu trabalho e o tanto que eu me esforçava para a receber sempre tão bem, e não percebia certas coisas que ela defendia... Mas fomos crescendo as duas, aceitando o que não se pode mudar e limando as arestas que nos podiam magoar.
Nunca discutimos, sempre nos respeitamos muito, ela sempre se deu maravilhosamente com a minha mãe (mesmo se têm vivências tão diferentes) e hoje, vinte e nove anos depois de nos conhecermos, temos uma relação de confiança e carinho e sinto que ela gosta verdadeiramente de mim. E eu também gosto mesmo dela,  dou-lhe abraços apertados que ela retribui, telefono-lhe para dizer que estamos bem e perguntar por ela, relembro o Luís para lhe telefonar e ir a Viseu e  sei que ela tem orgulho na mãe e mulher que eu sou. 
 Somos família. Nunca me passaria pela cabeça não amar alguém que ama os meus amores mais do que a si mesmo.





1 comentário:

  1. Tocas nos pontos cruciais da questão. É simples, não é?
    Educação, respeito, amor.
    Reconhecer que para se ganhar tem de se perder.
    O Édipo acaba por se mirrar para dar espaço.
    Ah, esquecia-me de dizer que a Senhora era bonita. E continuará a ser nos dias) de hoje.
    Bj.

    ResponderEliminar