Cracóvia...finalmente algumas fotos! - .

09 dezembro 2011

Cracóvia...finalmente algumas fotos!

A quem interesse, Cracóvia é uma cidade a ter em conta se o orçamento é reduzido. Eu fui pela Ryanair (via Paris-Beauvais porque não há voos diretos) e a viagem ficou à volta de cem euros. Restaurantes e cafés são bem mais em conta do que em Portugal e o alojamento depende da distância em relação ao centro da cidade (um hotel bem perto da praça principal fica por volta de 40 euros).
Cracóvia é uma cidade muito bonita, jovem, com edifícios bem conservados e pareceu-me muito segura. Embora quando lá estive, tenha feito a pergunta da praxe " Gostaria de morar aqui?" e a resposta tenha sido negativa (o tempo cinzento e o anoitecer às quatro da tarde pesaram na resposta), Cracóvia é uma cidade a que quero, sem quaisquer dúvidas, regressar.

Roupinha quentinha: calças e camisola H&M, parka Zara, botins Seaside (tive receio quando os comprei, mas são quentinhos e muito confortáveis).

Há certos segredos que só os locais conhecem... A minha amiga polaca levou-nos ao sítio onde servem o melhor chocolate quente de Cracóvia... Nowa Prowincja...um café-bar que eu queria ter na minha cidade.
 
 

Auschwitz- Birkenau fica a pouco mais de uma hora. Nós fomos com visita guiada e o preço foi de 30 euros (transporte incluído). É um sítio duro, difícil, sombrio e muito triste. Emocionei-me bastante e ainda hoje tenho a pergunta na cabeça "Como é que foi possível?"








18 comentários:

  1. Hum...esse chocolate quente deve ser uma delicia!
    Gostava de visitar esse bar, tem aspecto de acolhedor :o)

    Em relação as ultimas fotos, eu que aqui estou tão longe, não consegui conter as lágrimas.Porque e algo que, tal como tu não consigo compreender..... impossível digerir... :((((

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma cidade muito bonita:) Quanto à pergunta que fazes sobre os campos de concentração, penso da mesma forma, como foi possível tamanha atrocidade?? BJ

    ResponderEliminar
  3. Parece óptimo para visitar e passear :)

    ResponderEliminar
  4. Conheci um polaco no aeroporto de Stansted, falei com ele umas 2h até o voo dele começar o check in. Muito simpático, desde aí fiquei com muita vontade de ir à Polónia. Acho que se fosse a Auschwitz ia chorar baba e ranho...

    ResponderEliminar
  5. Parece ser muito giro, e adorava ir a Aushwitz!!!

    ResponderEliminar
  6. Fui lá passar a Páscoa deste ano e adorei. Visitei várias cidades polacas e ficou com uma bela impressão do país. Quero regressar sem dúvida.

    Também fiz a visita guiada aos campos de concentração e ficou com um nó na garganta. É impossível ficar indiferente e não sair de lá com o coração pequenino e lágrimas nos olhos.

    Fiquei fã da Polónia! :)

    ResponderEliminar
  7. Bonitas fotos. Dá vontade de lá ir...
    E o chocolate quente... adoro. Pediste a receita? he he he
    Bjinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Antes de ir a Cracóvia, tenho alguns destinos em mente.. mas Cracóvia é um sitio a que também gostava de ir..

    Bea

    ResponderEliminar
  9. Hummm adorei o teu post e é bom termos lugares acesíveis para podermos ir... adorei
    Bjs
    Luisa

    http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. A arquitectura encanta-me poh!!
    Existe tanta coisa linda por este mundo para explorar... sortuda!! :p

    xoxo*
    Iv
    http://www.ivaniadiamond.com/

    ResponderEliminar
  11. FOi uma experiencia unica acredito
    beijinhos bom fds

    ResponderEliminar
  12. Super gira querida!!!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. Sofia, ainda bem que gostaste da cidade! Eu adorei a Polónia e ainda mais de Cracóvia que da capital... E fizeste bem em ir a Auschwitz, é imperdível e uma lição a ter em conta. Como diz à entrada de um dos pavilhões que se visitam:
    «The one who does not remember history is bound to live through it again»

    ResponderEliminar
  14. Olá Sofia, parece ter sido uma viagem fantástica! Até fiquei com vontade de a visitar :) Beijinho.Isabel

    ResponderEliminar
  15. Eu vivi 6 meses na Polónia e realmente o facto de estar sempre nublado e anoitecer muito cedo é um pouco deprimente, mas a experiência (Erasmus) foi maravilhosa!

    Cracóvia é lindíssima :) Os campos são d efacto impressionantes...eu visitei-os em Janeiro e estava tudo coberto de neve, faz ainda mais impressão pois as condiçõe metereológicas são muito extremas e imaginá-los a viver ali...sem palavras :( Quando fui também tive visita guiada e a guia, que acredito deve fazê-las dezenas e dezenas de vezes, notava-se que estava emocionada. É um sítio com uma carga muito pesada. Não se explica, sente-se.

    ResponderEliminar