A quem interesse, Cracóvia é uma cidade a ter em conta se o orçamento é reduzido. Eu fui pela Ryanair (via Paris-Beauvais porque não há voos diretos) e a viagem ficou à volta de cem euros. Restaurantes e cafés são bem mais em conta do que em Portugal e o alojamento depende da distância em relação ao centro da cidade (um hotel bem perto da praça principal fica por volta de 40 euros).
Cracóvia é uma cidade muito bonita, jovem, com edifícios bem conservados e pareceu-me muito segura. Embora quando lá estive, tenha feito a pergunta da praxe " Gostaria de morar aqui?" e a resposta tenha sido negativa (o tempo cinzento e o anoitecer às quatro da tarde pesaram na resposta), Cracóvia é uma cidade a que quero, sem quaisquer dúvidas, regressar.
Roupinha quentinha: calças e camisola H&M, parka Zara, botins Seaside (tive receio quando os comprei, mas são quentinhos e muito confortáveis).
Há certos segredos que só os locais conhecem... A minha amiga polaca levou-nos ao sítio onde servem o melhor chocolate quente de Cracóvia... Nowa Prowincja...um café-bar que eu queria ter na minha cidade.
Auschwitz- Birkenau fica a pouco mais de uma hora. Nós fomos com visita guiada e o preço foi de 30 euros (transporte incluído). É um sítio duro, difícil, sombrio e muito triste. Emocionei-me bastante e ainda hoje tenho a pergunta na cabeça "Como é que foi possível?"
Hum...esse chocolate quente deve ser uma delicia!
ResponderEliminarGostava de visitar esse bar, tem aspecto de acolhedor :o)
Em relação as ultimas fotos, eu que aqui estou tão longe, não consegui conter as lágrimas.Porque e algo que, tal como tu não consigo compreender..... impossível digerir... :((((
é bom fugir á rotina =)
ResponderEliminarMaria
Adorei as fotos!
ResponderEliminarDeve ser uma cidade muito bonita:) Quanto à pergunta que fazes sobre os campos de concentração, penso da mesma forma, como foi possível tamanha atrocidade?? BJ
ResponderEliminarParece óptimo para visitar e passear :)
ResponderEliminarConheci um polaco no aeroporto de Stansted, falei com ele umas 2h até o voo dele começar o check in. Muito simpático, desde aí fiquei com muita vontade de ir à Polónia. Acho que se fosse a Auschwitz ia chorar baba e ranho...
ResponderEliminarParece ser muito giro, e adorava ir a Aushwitz!!!
ResponderEliminarFui lá passar a Páscoa deste ano e adorei. Visitei várias cidades polacas e ficou com uma bela impressão do país. Quero regressar sem dúvida.
ResponderEliminarTambém fiz a visita guiada aos campos de concentração e ficou com um nó na garganta. É impossível ficar indiferente e não sair de lá com o coração pequenino e lágrimas nos olhos.
Fiquei fã da Polónia! :)
Bonitas fotos. Dá vontade de lá ir...
ResponderEliminarE o chocolate quente... adoro. Pediste a receita? he he he
Bjinhos :)
Antes de ir a Cracóvia, tenho alguns destinos em mente.. mas Cracóvia é um sitio a que também gostava de ir..
ResponderEliminarBea
Hummm adorei o teu post e é bom termos lugares acesíveis para podermos ir... adorei
ResponderEliminarBjs
Luisa
http://efoiumdiaqueelacriouoseublogue.blogspot.com/
A arquitectura encanta-me poh!!
ResponderEliminarExiste tanta coisa linda por este mundo para explorar... sortuda!! :p
xoxo*
Iv
http://www.ivaniadiamond.com/
FOi uma experiencia unica acredito
ResponderEliminarbeijinhos bom fds
Super gira querida!!!
ResponderEliminarBeijinhos grandes
Sofia, ainda bem que gostaste da cidade! Eu adorei a Polónia e ainda mais de Cracóvia que da capital... E fizeste bem em ir a Auschwitz, é imperdível e uma lição a ter em conta. Como diz à entrada de um dos pavilhões que se visitam:
ResponderEliminar«The one who does not remember history is bound to live through it again»
Adorei as fotos. bjo
ResponderEliminarOlá Sofia, parece ter sido uma viagem fantástica! Até fiquei com vontade de a visitar :) Beijinho.Isabel
ResponderEliminarEu vivi 6 meses na Polónia e realmente o facto de estar sempre nublado e anoitecer muito cedo é um pouco deprimente, mas a experiência (Erasmus) foi maravilhosa!
ResponderEliminarCracóvia é lindíssima :) Os campos são d efacto impressionantes...eu visitei-os em Janeiro e estava tudo coberto de neve, faz ainda mais impressão pois as condiçõe metereológicas são muito extremas e imaginá-los a viver ali...sem palavras :( Quando fui também tive visita guiada e a guia, que acredito deve fazê-las dezenas e dezenas de vezes, notava-se que estava emocionada. É um sítio com uma carga muito pesada. Não se explica, sente-se.