É esta a magia - .

14 novembro 2010

É esta a magia

Tumblr

A propósito do dia de ontem... 
Sou professora há dezassete anos e quando comecei era mesmo uma rapariguita com a mania que podia mudar o mundo. Pois bem, não o mudei. No entanto, ainda hoje continuo a gostar muito do que faço. E mesmo que por vezes me revolte e sofra;  mesmo que por vezes me sinta injustiçada e muito cansada; mesmo que por vezes me me chateie e barafuste, continuo a ter um bocadinho daquela rapariguita de 1993. E continuo a sentir a magia. 
E a este propósito, deixo aqui o comentário de uma ex-aluna. Soa a imodéstia, e se calhar até é. Mas quis partilhar, para tentar explicar a sorte que eu tenho em poder tocar a alma de algumas pessoas... 

…porque uma criança não esquece quem os trata bem e quem os ajuda..ensinar com amor e carinho e reflectido nas recordações... eu tenho imensas recordações suas na sala de aulas, dos lanches animados que tivemos, daquela escola a cair aos bocados mas onde eu fui tão feliz...tenho saudades suas, dos meus amigos que vão estando espalhados pelo mundo e que sinto que ainda são tão iguais, dos risos, dos mistérios da vida que pareciam tão medonhos e que agora são só pedrinhas...enfim, obrigada por ter passado na minha vida, por ensinar uns putos de uma quase aldeia a construir uma frase em condições, por brincar com eles e por ouvi-los quando mais ninguém os compreendia. será sempre bem - vinda a Góis .ainda tenho cartas no sótão que trocámos naquela altura...

é esta a magia de ser professor. é ficar para sempre na mente de um aluno, com saudade

carla moreira 

8 comentários:

  1. Hoje em dia não deve ser fácil ser-se professor...Principalmente porque as crianças de hoje são complicadas de educar!

    ResponderEliminar
  2. Todos os momentos maus são compensados com uma pequena vitória de uma dessas crianças, nem que seja escrever uma frase sem erros. Melhor ainda quando se sente o reconhecimento das próprias :)
    Há muita coisa má na vida de professor, mas também há muito de bom!

    ResponderEliminar
  3. Existem neste mundo muitas pessoas especiais mas não me cruzei assim com tantas quanto isso ao longo da minha vida, no entanto se há uma pessoa especial com que me cruzei foi contigo.

    És uma daquelas pessoas que toca os corações das pessoas, e minha querida tenho certeza que todos os elogios são mais do que merecidos.

    Beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  4. ai que saudades que tenho de sentir isso! que saudades...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida Sofia, são estes comentários que nos fazem AINDA gostar da nossa profissão. É a sensação do dever mais que cumprido, de amizades que ficam para a vida, do ajudar a construir personalidades de jovens seres.
    Parabéns pela tua entrega incondicional.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Que lindo Sofia.

    Parabéns por seres essa professora maravilhosa!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Eu não sou professora, mas ainda hoje me lembro dos/as professores/as que mais me marcaram e, felizmente, foram muitos/as. Tal como em todas profissões, quando nos dedicamos com brio, profissionalismo, quando procuramos sempre melhorar, aprender e nos sentimos realizadas é bom; e isso reflecte-se na qualidade do nosso trabalho!

    bjo

    ResponderEliminar
  8. Eu acho isso delicioso.
    Lembro-me muito bem das minhas professoras...acredito que é uma fase da vida que fica connosco para sempre e é tão bom quando é uma boa experiência!
    Parabéns por tocares assim alguém.Isso diz com certeza muito sobre ti :)

    ResponderEliminar