Desejo para 2023? Envelhecer - .

29 dezembro 2022

Desejo para 2023? Envelhecer



Às vezes volto atrás no tempo e vou ver o que escrevi no blogue há dez, doze anos, e tenho um bocadinho de dificuldade em reconhecer-me naquela mulher que desejava ter uma Birkin da Hermès, que fazia uma lista de vestidos que queria comprar, que andava cansada e que se preocupava tanto com o peso e as marcas do envelhecimento.

Não quero com isto dizer que a menina vaidosa que sempre me lembro de ser tenha desaparecido. Nada disso, acho que tal não corre o risco de acontecer e já fiz os meus filhos prometerem que, quando eu for para um lar, falarão com alguém para me tirar pelos que apareçam na cara e dar um jeitinho ao cabelo (juro que já lhes falei nisso:).

 O que quero aqui transmitir é que gosto das malas que eu tenho, e que o meu salário como professora (e que não é de forma nenhuma avultado) me permitiu comprar, e que cuido delas para durarem muito tempo. No outro dia, num passeio em Madrid, ofereceram-me a imitação de uma Birkin que custava quarenta euros. Sorri e agradeci ao senhor- para que queria eu uma mala para me fazer passar pelo que não sou?

Quanto ao peso, se continuo a olhar para os ponteiros da balança, e a prestar atenção ao que eu cozinho, é porque quero continuar a subir escadas e não perder o fôlego, quero andar de bicicleta sem peso extra, quero continuar a repetir vezes sem conta os vestidos bonitos que tenho no meu armário e que escolhi por combinarem comigo, quero continuar a sentir-me leve, porque assim me sinto mais saudável.

Daqui a dez anos, queria muito continuar aqui a escrever no blogue e vir aqui espreitar o que escrevi aos cinquenta e dois. Que mulher serei eu então? Não temo rugas nem manchas, quero apenas continuar a ser uma mulher que continua a querer aprender, que quer mais Ser do que Ter, que ainda não desistiu.

Já perceberam tudo, não é?
Vem aí 2023 e o que eu peço é tanto-  ter tempo para envelhecer por fora.

Um excelente Ano Novo a quem tem envelhecido comigo aqui no blogue e a todos os que continuam ainda, teimosamente, a ler o que uma mulher de cinquenta e dois anos escreve num blogue chamado Gira aos Quarenta.
Obrigada.

Nota: A foto, que pode parecer que não combina com o texto, é apenas uma brincadeira e foi tirada três dias depois dos meus anos, a junho de 2022, num jantar a que vai quem da freguesia de Maceira nasceu em 1970- obrigada, Carlos Costa pelo clique.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada por ler. Fico sempre admirada por ver que a blogosfera não morreu ainda. Beijinhos! Sofia

      Eliminar
  2. Mais um texto maravilhoso, Sofia igual a si própria sem filtros nem retqu#es. Uma Sofia maravilhosa que se preocupa com tudo o que a rodeia( o menino que tem frio, o menino que só tem umas sapatilhas) . Bom Ano e continua igual a ti própria.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog! Já por cá passo há uns anitos e continuo a adorar tudo o que escreve. Para além de um ser humano maravilhoso continua muito bonita.

    ResponderEliminar