A doçura das amêndoas - .

30 março 2018

A doçura das amêndoas


É sempre o mesmo todos os anos. Sempre que se aproxima a Páscoa, não consigo fugir do sabor que as amêndoas tinham quando eu era uma menina de seis ou sete anos. Não existe, tenho a certeza, fórmula que transforme as amêndoas de hoje no sabor que tinham as do pacotinho que era deixado na mesa da sala do Sr. Prior (assim chamada porque a sala só era usada nesta altura).
Não tenho o hábito de olhar para o passado a pensar que antigamente é que era bom. Acredito no futuro, espero ansiosa pelo que ele me traz, habituo-me rapidamente às novas tecnologias, acho graça ao que as novas gerações inventam…Contudo, quando chega esta altura e ponho uma amêndoa na boca, o caso muda de figura. Já procurei nas mil e uma marcas, nos tipos franceses e noutros que tais, em confeitarias e supermercados, em espaços modernos ou tradicionais. Não vale a pena. Acho graça às de canela, às de chocolate preto, experimento as novidades, e nada. Nada se compara. Parece mesmo que não há açúcar suficiente capaz de suplantar a doçura das amêndoas das minhas memórias de infância.
Quando constato isso, verifico, uma vez mais, que Saint Exupéry é que sabia-nós somos da nossa infância como quem é de um país. 
E é por isso que eu sei que mesmo que me vá embora de Portugal, zangada, à procura de uma vida melhor, não encontrarei em nenhum lugar o sabor das amêndoas que o Padre Júlio me trazia!
(texto publicado no semanário Região de Leiria a 28 de março de 2013)

3 comentários:

  1. É sempre difícil de encontrar os mesmos sabores e cheiros que ficam nas memórias de infância.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. A diferença não está nas amêndoas de hoje das pretéritas. A diferença está na gente.
    A doçura era outra, muito mais intensa, muito melhor. Pois. Ainda a inocência não fora contaminada, nem sequer a fartura vulgarizara a apreciação de todas as coisas.
    Gostei de ler. Conheci o senhor padre Júlio e, de facto, "as amêndoas" dele sempre foram as melhores.
    Bj, Sofia.

    ResponderEliminar