Fomos com o Gonçalo festejar o São Gonçalinho! - .

10 janeiro 2017

Fomos com o Gonçalo festejar o São Gonçalinho!

No fim de semana fomos até Aveiro festejar o São Gonçalinho que é uma tradição em que os crentes mandam cavacas (literalmente) do cimo da igreja para cumprirem promessas feitas ao santo. Cá em baixo é uma festa: todos procuram apanhar uma cavaca abençoada com as mãos, guarda-chuvas, camaroeiros, garrafões de vinho vazios. Eu também por lá andei e parecia uma garotita doida de felicidade quando apanhei as minhas cavacas. O Luís e os miúdos assistiram apenas...estavam com receio de levar com uma cavaca na cabeça!
Aveiro é uma cidade linda e cheia de encanto. O Miguel  não conhecia e adorou provar as tripas de Aveiro e ver os barcos nos canais. Tivemos ainda a sorte de assistir ao concerto da Banda Filarmónica de Aveiro e de, à noite, poder contar com a presença  dos nossos queridos amigos que vieram de Viseu.
Já aqui vos falei deste nosso grupo de amigos tão especial...Aliás, foram eles que nos desafiaram para festejar o São Gonçalinho e fizemos tudo a preceito: comemos enguias (quer dizer, para ser honesta, eu fui para o peixe grelhado), bebemos shots de licor de Aveiro, andámos pelos bares da Baixa e vimos o fogo de artifício ( o Gonçalo e o Miguel  foram para o quarto mais cedo). Diverti-me como há muito não o fazia e confesso que já sentia saudades de viver momentos assim!

No domingo, o dia esteve lindo e perfeito para visitarmos a Praia da Barra (onde está um dos maiores faróis da Europa) e Costa Nova com as suas tradicionais casas às riscas.

Foi a primeira vez que festejámos o são Gonçalinho, mas vamos repetir certamente, e para a próxima, vou pensar num artefacto para ser a maior apanhadora de cavacas da zona!