O episódio explicadinho e um agradecimento especial - .

07 junho 2014

O episódio explicadinho e um agradecimento especial


Eu sou uma pessoa cuidadosa, mas a verdade é que como já não era a primeira vez, nem segunda, nem terceira que andava por Amsterdão, facilitei. Segundo me disseram depois, há pessoas que se encontram perto dos museus e que selecionam potenciais vítimas. Eu percebo porque tive a infeliz sorte de ser contemplada: mal saí da Casa de Anne Frank com os meus alunos, abri a minha mochila para arrumar um livro que tinha acabado de comprar e alguém deve ter visto onde eu tinha a carteira. Segundo me disseram mais tarde, é à saída dos museus que ocorrem mais furtos, porque as pessoas se sentem mais seguras, relaxadas e seguras.
Mas eu reafirmo...eu facilitei. Tinha deixado em casa do professor holandês todos os documentos dos meus alunos com medo que eles os perdessem e levei os meus e os do Miguel comigo; andava com a carta de condução na carteira sabendo que nem iria conduzir, tinha tudo junto num único local, quando me farto de dizer aos meus alunos para não o fazerem. Aconteceu, pronto. Parei num sinal vermelho, não dei absolutamente por nada, e uns segundos depois só ouvi a minha amiga perguntar qual a razão de eu ter a mochila completamente aberta.

Depois...o filme... Polícia ( em meia hora chegamos três na mesma situação) e contactar a Embaixada Portuguesa em Haia. Embora me tivessem dito que provavelmente com o documento da Polícia eu conseguiria regressar, receei arriscar por estar responsável pelos meus alunos e assim, dirigi-me à Embaixada de Haia onde respirei de alívio por ver que nada de  muitas burocracias me esperavam.

A verdade é que a professora holandesa que me estava a ajudar era um bocadinho pessimista: " Duvido que os documentos fiquem prontos a tempo...", " Vai demorar na Embaixada Portuguesa....",  " Não gosto nada da palavra esperança...", "

Contudo, mal entrei na Embaixada, uma funcionária simpática veio ao meu encontro e tratou logo de me tranquilizar. Tudo estava bem. Rodeada pela minha língua, por pessoas muito afáveis, simpáticas e que desdramatizaram a situação, tive tudo o que  precisava para suspirar de alívio e não me sentir culpada pelo sucedido.

Pois respirei fundo e vim de lá com os documentos prontos em três tempos. Acrescento: com os documentos prontos e com um orgulho desmedido nesta nossa maneira tão portuguesa que é nossa: ajudarmo-nos quando precisamos, não termos medo de dar um abraço a quem precisa, saber que não somos todos perfeitos e que um sorriso e uma palavra simpática pode ajudar MUITO ( para não serem só coisas boas, tenho de dizer que também vim de lá com menos euros na conta...).

Obrigada às funcionárias do Consulado Português de Haia. Nem imaginam como a professora holandesa ficou incrédula com o vosso profissionalismo e simpatia. Alguém me pode ter tirado os meus documentos na Holanda, mas ao mesmo tempo, com este incidente, devolveram-me um enorme orgulho de ser portuguesa!

Ok...podem achar esta minha maneira de ser muito estranha, mas eu sou mesmo assim...recuso-me a ficar azeda quando algo me acontece. Despistada....sim. Amargurada...nunca! 

4 comentários:

  1. Boa Sofia
    Grande consulado.
    Conseguiram surpreender a professora holandesa.
    Como eu percebo que os problemas nos tornem mais angustiadas, quando ficamos sem documentos, e vamos com alunos.
    Abraço
    Ana Bela

    ResponderEliminar
  2. Já me fizeste rir Sofia!
    Fico tão contente com estas histórias pois também eu tenho um extremo orgulho em ser portuguesa!
    Somos únicos, desenrascados. Sempre conseguimos resolver os problemas e iremos resolver os que nos atormentam agora também!
    Beijinhos,
    Paula
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  3. Gosto desta tua faceta...distraídas, muito (eu sou muito mesmo) mas amarguradas , não thanks!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Das vezes que la estive, também fui sempre tratada super bem! Todos os funcionários são de uma simpatia extrema.
    Ainda bem que ficou tudo resolvido! :)

    ResponderEliminar