O meu antes e depois- ou mais um post a falar de peso... - .

07 fevereiro 2014

O meu antes e depois- ou mais um post a falar de peso...




22 março 1999- 29 anos


6 fevereiro de 2014- a caminho dos 44


Quase quinze anos separam estas duas fotos. Quinze anos e muitos quilos. A primeira tenho-a à mao de semear e olho para ela sempre que me quero lembrar do que não quero voltar a ser.
Em 1999 eu ainda não tinha tido filhos e estava a viver o meu primeiro ano de casada. Casa nova, jantares para aqui e acoli, experimentar receitas, boa vidinha... e o peso a aumentar. Depois de uma gravidez falhada e do nascimento do Gonçalo o peso aumentou ainda mais. As pessoas à minha volta dizem já não se lembrar de eu ser assim tão anafadinha, mas eu não esqueço.

Antes do Miguel nascer, para aí em 2003, fiz a minha primeira dieta a sério, acompanhada por nutricionista. E emagreci bastante. A partir daí, tem sido sempre emagrece-engorda-emagrece-engorda. Mas nunca mais de cinco quilos a mais do peso com eu me sinto bem.
Na última Primavera fiz a dieta dos três passos e depois a dos trinta e um dias da Ágata Roquete. Emagreci cinco quilos, mas o Natal e o mês que o Luís esteve em casa, fizeram voltar mais dois ou três quilos.

Sim, porque eu não sou daquelas que tem a sorte de não engordar comendo tudo o que eu quero. E também a genética não ajuda muito. Vai daí eu sei que tenho de me controlar e não posso deixar que a comida me controle a mim. Porque eu sei que para mim é difícil comer um quadradinho de chocolate ou uma simples bolacha Maria... a minha fome (ou vontade de comer, vá) é mesmo emocional.

Mas adora tenho andado focada. Começou tudo com a Catarina, mas o verdadeiro clique foi com a Lénia. E se eu deixo aqui o meu exemplo é para mostrar que se eu tenho conseguido, mais gente vai conseguir. Pela nossa saúde, pela nossa autoestima, porque somos vaidosas e queremos vestir o que nos apetece sem pensar em "regueifas" a sair por todo o lado.

Para já, tenho conseguido cumprir com a ajuda de muitos legumes e proteínas (um quase adeus ao leite e ao meu amado pão). Vamos ver. Até lá, quando me surgir muita vontade de comer um pacote de bolachas inteiro, olho para a foto de cima.

Ah...e não pensem que não foi preciso coragem para colocar aqui a foto de 1999. Foi. Mas quem me lê merece. E, se eu puder inspirar uma pessoa que seja, já terá valido a pena.

17 comentários:

  1. Muito gira, o antes tem candura e timidez. o depois tem maturidade e beleza*

    ResponderEliminar
  2. Linda nas duas fotos!!! Eu, felizmente, não tenho muito para engordar, mas tento caminhar durante 1 hora pelo menos 1 vez por semana. A quem tem quilitos para perder, eu aconselharia todos os dias ou dia sim, dia não, porque é um óptimo exercício para afinar ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Melhoraste muito com a idade ;)

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso do seu testemunho e acredito que deva ter sido bem dificil colocr aí a sua fotografia. Mas este testemunho, que espero inspire outras pessoas, servirá para si como memória futura, isto é, para além da foto agora guarda também estas palavras. Parabéns porque o seu esforço está bem recompensado com uma imagem rejuvenescida.

    ResponderEliminar
  5. Temos a mesma história. Parabéns pela coragem. ;)

    ResponderEliminar
  6. Nah nah nah... tu nunca foste assim... é uma montagem para nos enganares.

    Mas olha, fora de brincadeira, como sabes eu acho-te uma mulher lindissima e se eu for assim quando chegar aos 40, considerar-me-ei uma sortuda :)

    ResponderEliminar
  7. Na primeira foto ainda tens cara de menina :-) na segunda estás no teu melhor, Parabéns e continua com esse esforço, porque está a valer a pena!

    ResponderEliminar
  8. E com isto se prova que estás Muito Mais Gira aos 40!
    Paula
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  9. Sofia, cada vez mais gira!!! :)

    ResponderEliminar
  10. Muito bonita, agora com uma beleza que transparece mais serenidade e sabedoria.

    ResponderEliminar
  11. Muito mais bonita aos 40!!!!!É linda!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Tu estás uma brasa, Sofia!!

    ResponderEliminar
  13. Você era uma gordinha linda, mas é verdade que se transformou numa mulher igualmente linda e elegante. E penso que esse processo foi na altura certa, porque qdo somos mais velhas e gorduchas, o mto emagrecimento não é nada bonito de se ver. Parabéns e continue forte, a contrariar as mtas tentações. A anónima Paula ; )

    ResponderEliminar
  14. Uau!!! Se antes já eras bonita, agora então estás super gira!!
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar