Mudam-se os hábitos... - .

20 dezembro 2011

Mudam-se os hábitos...

Tumblr_lbv4bm3iof1qa4kxwo1_500_large
Na minha cidade, Leiria, parece que todas as ruas vão dar ao Shopping. Eu  até compreendo. Dentro do Shopping não faz frio, as lojas estão todas pertinho e não se paga estacionamento. Mas é triste, muito triste, ver, nesta época, as ruas com tão pouca gente, os comerciantes tristes com as lojas vazias, a avenida principal da cidade despida de gente.

Mudam-se os tempos, mudam-se os hábitos, mas eu recuso-me a deixar de acreditar no comércio de rua!

9 comentários:

  1. Mesmo morando tão perto não ia a Leiria há algum tempo, adorei saber que já há Rituals, adoro essa marca :)

    ResponderEliminar
  2. Há verdadeiras preciosidades no comércio tradicional. Vale bem a pena pela qualidade e pelo preço.

    ResponderEliminar
  3. É pena porque as lojas mais engraçadas e inesperadas não são as que se encontram nos Shoppings (que são sempre as mesmas diga-se).
    Sempre que ia a Viseu adorava a Rua Direita, encontrava coisinhas tão engraçadas. Agora a rua está vazia, as lojas a fechar e está tudo enfiado no Shopping. Não tem a mesma graça.

    ResponderEliminar
  4. Na baixa de Lisboa reparei no mesmo. Lojas fechadas, só vi estrangeiros nas ruas.. triste!

    ResponderEliminar
  5. Tens toda a razão, é triste ver as lojas de rua completamente vazias...não sabia que vivias perto de Leiria:) Tenho aí muitos amigos, cantei numa banda daí nos tempos de faculdade. Dramafall diz-te alguma coisa? bj grande, adoro a tua cidade!

    ResponderEliminar
  6. olá...
    eu prefiro mil vezes fazer compras no comércio tradicional, do que no shoping..que com as obras todas ainda torna mais difícil ir para lá, embora já esteja melhor.
    contudo, a semana passada tive duas más experiências, uma em Leiria e outra na Batalha.

    um cd+dvd que custou mais 5.10€ do que nas grandes superfícies...e uma toalha que se estragou logo na primeira lavagem e a senhora só troca depois do Natal(atenção que foi uma toalha comprada propositadamente para este Natal, e que ainda por cima foi cara como tudo...).

    também tenho optimas experiências no comercio tradicional, e lá encontram-se mimos que não encontramos em nenhum shoping..onde é tudo igual...
    mas há coisas que me deixam a pensar...

    Beijinhos e Boas Festas...

    ResponderEliminar
  7. Eu sou da mesma opinião. E ainda por cima as lojas da baixa têm sempre artigos muito mais bonitos :) E caminhar um bocadinho enquanto se fazem compras até faz bem :)

    ResponderEliminar
  8. Contra mim falo, que vou sempre para o centro comercial em detrimento do comércio de rua, especialmente pela questão do estacionamento e dos preços (tenho sempre ideia que as coisas são mais caras)... mas realmente é uma pena, somos nós que alimentamos isto, esta soberania dos centros comerciais, o decrescimento do comércio de rua, a falência de negócios próprios, muitas vezes lojas que já eram negócio de família... é triste... e gostava de dar a volta a isto, começando por mim mesma.

    ResponderEliminar
  9. É uma pena que assim seja, mas até tinha ideia que em Leiria o comércio não tinha sido afectado pelo Shopping... Aliás, há tempos o Região de Leiria (ou o Diário, agora não estou certa) até dizia que as quebras de vendam afectaram o centro comercial em 14%... Eu depreendi que as pessoas continuassem a rumar ao D. Dinis, ao Maringá, à Heróis de Angola e à Praça... mas pelos vistos não é bem assim :(

    ResponderEliminar