Durante a semana passada, sempre que falei com a minha mãe ao telefone, pressentia algo. Algo que não estava bem, algo que não devia voltar a acontecer. Eu perguntei e voltei a perguntar. Sempre a mesma resposta. Que estava tudo bem, que a consulta tinha corrido bem, que só ia voltar aos Hospitais da Universidade de Coimbra em Outubro, que não me preocupasse, que não fosse tonta e aproveitasse as férias.
Ontem, o meu pressentimento de filha confirmou-se. Segunda-feira a minha mãe vai voltar aos HUC. Há algo suspeito. Exames e biópsias de novo. A minha mãe é assim, ela não quer sobretudo que os outros sofram. Tem setenta anos, mas a energia de uma pessoa muito mais nova. O ano passado enfrentou uma operação dolorosa, vários internamentos hospitalares, tratamentos de quimioterapia e ainda não fez um ano que terminou os de radioterapia. O cabelo já cresceu, pensávamos todos que o pior já tinha passado, mas parece que agora algo voltou para nos lembrar que temos de continuar atentos.
O optimismo é palavra de ordem. Sempre. Não podemos desanimar e a minha mãe é a campeã desta força positiva que nos arrasta.
Aproveito, já que falo neste assunto de cancro da mama, para vos (re) lembrar que devem estar atentas, fazer a devida palpação, exames sempre que se sentirem com dúvidas ou com vontade de as esclarecer ( mesmo que não sintam nada). A verdade é que no caso da minha mãe nunca seria possível por palpação e foi apenas descoberto por um exame de rotina...
Agora vou voltar a dizer para mim própria as frases do costume " não vai ser nada", " vai tudo correr bem", " com setenta anos as coisas evoluem mais devagar", " ela está a ser seguida por óptimos médicos", mas o certo, certo é que já as disse tantas vezes que às vezes parece que já não têm a mesma força.
Não devia voltar a acontecer, mas voltou...e agora? Agarrar-me ao exemplo de boa energia que a minha mãe transpira e enfrentar a situação... it's the only way baby!
Eu digo contigo para voltar a ter a mesma força: "não vai ser nada", "vai correr tudo bem", "com setenta anos as coisas evoluem mais devagar", "ela está a ser seguida por óptimos médicos",...
ResponderEliminarBjs*
Força e coragem para a tua mãe e para toda a familia.... eu não sei o que é isso e espero nunca vir a saber... com a minha mae ja apanhei alguns sustos mas tudo com problemas de ossos, idade...
ResponderEliminarConcordo que toda a gente deve estar atenta e fazer exames... cada vez mais estes dramas apanham gente nova também...
Eu já faço todos os anos desde que fui mãe...não custa nada...
Bjs
Rita
Linda: "vai correr tudo bem", "vai correr tudo bem", "vai correr tudo bem", "vai correr tudo bem", "vai correr tudo bem", "vai correr tudo bem".
ResponderEliminarbeijinhos muito grandes, abraço apertadinho e um par de ouvidos para ouvir
QUERIDA SOFIA...como tu dizes não vai ser nada, sabes que o pensamento positivo e a força interior,,,aliado a um AMOR incondicional Mae-filha, são o melhor aliado,,,FORÇA vai ficar tudo bem....beijos SOFIA- Nao sei se és crente, mas vou rezar p tu mae :)
ResponderEliminarMinha querida, desejo as melhoras muito, muito rápidas para a tua mãe. Que corra tudo pelo melhor e não há nada como ser optimista querida.
ResponderEliminarBeijinhos enormes
Muita Força! Desejo que tudo corra pelo melhor.
ResponderEliminarBeijo da Carla
É isso mesmo querida....pensamento positivo, sempre! E se um menos bom aparecer manda-o às urtigas e substitui por outro.
ResponderEliminarVai correr bem...só pode :)
Vai correr tudo bem sim, estamos todas a torcer pela tua mãe =). Beijinhos
ResponderEliminarDesejo, do fundo do meu coração, que corra tudo bem! Aliás, não vai ser mesmo nada! Optimismo... sempre! Estamos todos a dizer em coro: "Não vai ser nada!" Força e coragem para todos vocês.
ResponderEliminarBjs
A força interior é talvez a mais poderosa das curas, é verdade.
ResponderEliminarE o pensar de forma positiva não só pela tua mãe mas de todos os que a amam e rodeiam, isso é o melhor de tudo.
Apoio e amor. Incondicional.
Estamos convosco.
Beijos e muita força. *
A minha mãe passou pelo mesmo há uns anos e cada vez que vai à consulta da "revisão" é um aperto. Força, muita força, não há-de ser nada, é o melhor que podemos pensar!
ResponderEliminarÉ sem dúvida uma situação complicada mas, com força de vontade, irá certamente superar mais este desafio.
ResponderEliminarÉ mesmo como tu dizes, quando se tem 70 anos é bem mais fácil controlar já que a evolução dá-se de uma forma muito mais lenta.
Por isso tudo de bom é o que desejo.
beijinho
Sofia
ResponderEliminarForça, força e mais força!!
Vai correr tudo bem, temos que pensar sempre assim e cada vez com mais força.
Beijinho
Querida Sofia, temos sempre que ter pensamento positivo; e se a tua mãe é feita de fibra (tal como a minha), só temos de desejar que tudo corra bem. Temos sempre tanto a aprender com elas, não é?
ResponderEliminarBeijinhos
Sofia,
ResponderEliminarpensamento positivo é a palavra de ordem.
Um beijinho com energia-Mais!
Sofia, eu acredito que vai correr tudo bem, a vida por vezes prega-nos assim uns sustos valentes...
ResponderEliminarTenta manter-te calma minha querida, optimismo e pensamento positivo são as palavras de ordem!
Um beijinho muito grande repleto de carinho **
Obrigada, lindas.
ResponderEliminarCom a vossa força tudo é mais fácil. A sério.
Muita coragem e esperem sempre as melhores notícias.
ResponderEliminarBjs
Muita força e pensamento positivo.
ResponderEliminarBeijinho-abracinho-miminho ;)
A tua mãe parece ser uma grande mulher. Muita força pare ela e para ti! Esperamos boas notícias:) bj!
ResponderEliminarSabes que força interior e energia positiva são meio caminho andado para tudo correr bem! Força para a tua mami e para ti Sofia!
ResponderEliminarKiss*
Pensamento positivo, vai correr tudo bem!
ResponderEliminarBeijinhos para as duas.
Muita força e coragem Sofia! Nós estamos todas a torcer valentemente... Tudo vai correr bem! :*
ResponderEliminarNão rezo mas acredito que vai correr tudo bem.
ResponderEliminarA tua mãe é uma lutadora e sei que vai lutar contra tudo, tal como o tem feito até agora. Admiro a tua mãe, ela é um exemplo daquilo que todos devíamos ser - Lutadores e com os outros no pensamento.
Vai correr tudo bem.
Muitos beijos
Com a garra que a tua mãe tem só poderá ser mesmo mais um "desafio superado".
ResponderEliminar"vai correr tudo bem"...
Um beijito
Estou aqui
ResponderEliminarPodem contar SEMPRE!
Amo-vos às duas MUITO!
Força e muita fé, amiga!
ResponderEliminarNeste momento difícil o meu pensamento vai para ti. Beijinhos e boas férias... na medida do possível.
não resisti a deixar aqui uma palavra de alento por este post, apesar de ser leitora habitual. "se o caminho se mostrar resistente, façam com resistência o caminho", muita força e união é o que vos desejo.
ResponderEliminarJá há novidades da consulta?!
ResponderEliminarÉ na segunda. Biópsia, pois...
ResponderEliminarBj a todas.
A vossa força já cá chegou!