O Gonçalo mandou-me há dias esta foto, perguntando-me se eu sabia onde é que ele estava sentado. Respondi com dois ou três sítios, mas não acertei em nenhum.
Depois, ele disse-me onde estava.
O Gonçalo começou a usar óculos muito cedo e em pequenino era estrábico (quando tinha três anos, de repente, ficou mesmo um olhito para cada lado). Começámos nas consultas e mais tarde ele começou a ser seguido no Instituto Oftalmológico Gama Pinto, em Lisboa.
Foram muitas as consultas e ele acabou mesmo por ser intervencionado com recurso à toxina botulínica (isso mesmo-botox) e hoje está bem. Mas o que interessa aqui para a história é que muitas idas a Lisboa pesavam no orçamento e eu tentava em cada ida fazer sempre algo diferente para o motivar para a visita à cidade grande. Íamos de expresso até Lisboa e aí chegados uma vez utilizávamos o táxi (ele nunca tinha andado), outras o metro em hora de ponta para ele se sentir sardinha em lata, outras vezes percorríamos ruas a pé, fomos uma vez almoçar num lugar onde estava muita gente bem vestida (segundo ele), mas a maioria das vezes íamos almoçar ao Jardim Zoológico. Como as entradas eram (e são) caras, ficávamos na parte da entrada que é gratuita, eu comprava um Happy Meal para cada um e almoçávamos sentados no banquinho ao ar livre.
É isso- descobriram. Na foto que ele em enviou, ele está sentado nesse banquinho onde se sentou tantas vezes comigo, dos três aos 10 anos. Agora que está em Lisboa, ele voltou lá. Eu já me tinha esquecido, mas ele recordou-me. E essa recordação diz muito.






